Depois de muitos anos que não postava mais mensagens nessa blog eu agora resolvi revive-lo. Vou tentar contar um pouco dos estudos que venho fazendo no mundo da Internet das Coisas.
Vou a partir de agora falar um pouco sobre o protocolo LoRaWan.
Nessa primeira postagem historia eu gostaria de estar compartilhando um site que considero de extrema importância para se iniciar os estudos na tecnologia LoRa e o protocolo LoRaWan.
O primeiro deles é o site da LoRa Alliance que é a organização sem fins lucrativos que é responsável pelo Eco Sistema LoRaWan.
A pagina LoRaWan para desenvolvedores que contem toda a documentação de especificação do protocolo LoRaWan.
O documento LoRaWAN® Specification define os parâmetros da camada física do dispositivo para a infraestrutura LoRa® e o protocolo de rede LoRaWAN®, incluindo comandos da camada MAC, conteúdo do quadro, classes, taxas de dados, segurança e gerenciamento flexível de frequência da rede. Link de acesso na linha abaixo.
Especificações do Protocolo LoRaWan
O documento LoRaWAN® Regional Parameters contém os planos de canais de frequência aprovados para várias regiões globais e segue as restrições regulatórias estabelecidas nessas regiões. Esses detalhes são gerenciados separadamente da especificação LoRaWAN® principal para permitir que a Aliança atenda rapidamente aos requisitos de suporte regulatório regional. Os parâmetros da camada física LoRa (R) cobertos pelos Parâmetros regionais incluem: formato de preâmbulo, frequências de canal, taxas de dados, potência de saída Tx e tempo de permanência e controle de potência.
Veja que é neste documento que você vai encontrar os parâmetros necessários para que seu dispositivo esteja de acordo com o protocolo para a região do Brasil que é o plano AU915.
Link de acesso na linha abaixo.
Especificações dos Parâmetros Regionais
E por ultimo o documento LoRaWAN® Backend Interfaces que dá suporte a arquitetura da rede e a interoperabilidade de dispositivos, conforme necessário para o roaming entre fornecedores. A especificação de interfaces de back-end fornece os protocolos que interconectam servidores com funções distintas, como: controlar a camada MAC, autenticação de ponto de extremidade ou aplicativos nos bastidores da rede principal. A separação desses servidores permite uma escolha aberta de fornecedores para cada elemento da cadeia de valor, capacitando o ecossistema.
Arquitetura de Back-End e suas interfaces.
Como falei logo no inicio, esse é o meu primeiro post e espero que sirva de inicio para seus estudos.
Comentários